Entre 3500 e 3100 a.C. a região central e sul da Mesopotâmia viu um desenvolvimento semelhante ao da cidade de Susa. Nesta região estabeleceram-se os Sumérios, que fundaram diversas centros urbanos, como Ur, Uruk, Nipur, Sipar e Larsa. Por sua vez, Susa foi perdendo a sua importância.
.Os Sumérios possuíam uma civilização avançada, com uma organização social e económica complexa, estruturas políticas e religiosas, e complexo sistema de rega, direccionando a água dos rios para as terras. Uma vez que os recursos naturais eram escassos as trocas comerciais com os povos vizinhos eram importantes, havendo igualmente a necessidade de controlo administrativo.
Os objectos de argila de Uruk provêm, essencialmente, de templos e palácios, ou seja locais relacionados com as questões administrativas.
Objectos simples de argila de Uruk | Objectos complexos de argila de Uruk |
Existem uma série de tábuas «escolares» de cerca de 2500 a.C., documentos escritos que não se limitam a ser registos administrativos, mas sim que contêm, por exemplo, alguns exercícios matemáticos. Conhecem-se, actualmente, cerca de 30 tábuas contendo registos matemáticos, de cidades do 3.º milénio a.C. - Shuruppak, Adab e Ebla. Algumas das tábuas de Shuruppak contêm apenas um exercício matemático, fornecendo o seu resultado numérico (, 2000).
Nenhum comentário:
Postar um comentário