quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"Gastronomia dos Sumérios"

Batendo um rango na Suméria


Os sumérios, acima de tudo, eram lavradores. Eles aravam o solo, plantavam, colhiam, armazenavam, distribuíam, comiam e assim ficavam fortinhos para lutar por seus territórios, produzir sua arte e seu artesanato, fazer filhos e de novo arar, semear, plantar etc.
Foram esses caras que produziram a comida que permitiu que uma civilização surgisse.
Eles cultivavam cevada, tâmaras, trigo, linho, maçãs, ameixas e uvas, lentilhas, feijão e pepinos.
Se não foram eles os primeiros a produzir a cerveja, estavam entre os primeiros.
Eles inventaram a escrita, as cidades, eles desviaram o curso dos rios, eles nos inventaram de tantas formas que nem dá para começar.
Os sumérios não inventaram o pão (devemos o pão aos egípcios), mas aperfeiçoaram e difundiram essa delícia.
E, como foram os sumérios que inventaram o círculo de 360 graus e a hora de 60 minutos e os que primeiro dividiram o círculo em seis partes iguais, da próxima vez que você for tomar cerveja e comer pizza, faça uma oração silenciosa na intenção da alma desses bravos rapazes.
Não subestime jamais o poder da comida.
A comida – procurar por ela, catar, colher, caçar, cultivar, carregar, armazenar, cozinhar ou não cada tipo de alimento –  foi a mola propulsora da nossa civilização. O dia em que seu primo cabeludo descobriu que a carne cozida era mais gostosa, mais fácil de digerir e menos trabalhosa de comer foi o dia em que nossa história começou.
O manual de agricultura mais antigo do mundo é sumeriano e ensina a cultivar a cevada, o alimento básico da Mesopotâmia. Eles também criavam porcos, carneiros e bois. Esses animais, além de servirem como alimento, davam lã, couro e eram usados como força de tração animal na aragem dos campos. Hum, a lã do carneiro era um produto tão importante para os sumerianos que eles tinham mais de 200 palavras para denominar esse animal. As superplantações sumerianas geravam um excedente enorme. E isso os empurrava para o comércio. Caravanas de mercadores levavam da Suméria para o Irã e para a Ásia Menor cevada e tecidos e traziam madeira, pedras e metais para a Suméria. Essas matérias-primas eram transformadas em jóias, armas e outros produtos que também seriam vendidos pelos sumerianos.
Comida.  A nossa, a dos outros, a que se vende, a que se compra, a que queremos ou não, aquela da qual temos nojo, aquela com a qual sonhamos, a comida que nos mantêm alertas, identificados, produtivos, unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário