quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"Sumérianos"

Os Sumerianos foram um povo asiático, um dos primeiros habitantes da Mesopotâmia, sua origem continua objeto de controvérsias. A opinião mais aceita faz os sumerianos procederem da Ásia central. O seu idioma, ainda mal conhecido, é do tipo aglutinante, incluído no grupo asiânico. Sua presença é atestada desde o 4º milênio, na Baixa Mesopotâmia, região a que chegaram gradualmente, em pequenas vagas migratórias. Três manifestações importantes assinalam a civilização sumeriana: o desenvolvimento da glíptica (arte de gravar em pedras preciosas), o desenvolvimento da escultura e o aparecimento da escrita.
Os sumerianos constituíram uma civilização original, tendo por base pequenas comunidades urbanas, governadas por assembléias presididas por anciãos. Posteriormente, essas assembléias foram paulatinamente perdendo importância e o poder passou a concentrar-se nas mãos de uma só pessoa, a qual os sumerianos chamavam de ensi, lugal, patesi. Qualquer que seja o significado dessas palavras, de modo geral elas procuram transmitir a idéia de poder aristocráticosacerdotal. O caráter teocrático da civilização sumeriana parece evidente, dada a importância dos templos, aos quais pertencia a maior parte das terras; no entanto, não eram os únicos possuidores da fortuna, perdendo para os palácios reais. e
A expansão sumeriana foi bruscamente contida no século XXIV a.C. pelas invasões de grupos semitas. O mais importante desses grupos foi o dos acadianos que assimilaram a cultura sumeriana, fundando um pequeno mas notável Estado, a chamada "monarquia de Agadê". A contribuição dos sumerianos foi sobretudo notável no domínio literário, consubstanciada em milhares de tabletes de argila com textos em cuneiforme abrangendo uma produção variada e atraente nos diversos planos culturais. Um de seus traços mais originais reside no anonimato de seus autores. Nenhum nome ali aparece, o mesmo acontecendo na produção artística. Um importante orientalista salienta que, na Suméria, o "artista é antes um artífice", sem nenhuma preocupação em perpetuar o seus nome na obra que produziu. A exemplo do ocorria na maioria das civilizações orientais da Antiguidade, a arte sumeriana é uma arte de encomenda, gratuita ou remunerada, e sem qualquer pretensão a inovar ou ser original.
Mais de 90% dos textos sumerianos representam matéria econômica: contratos, balanços financeiros, listas de objetos. Alguns registram matéria jurídica, na verdade um pequeno número de dispositivos e soluções para casos particulares e isolados. Desses documentos, o mais famoso - e provavelmente o mais antigo conhecido - é o Código de Ur-Namu (2050 a.C.). Os sumerianos construíram cultura própria e criativa. Suas obras literárias, artísticas e jurídicas constituíram, sob muitos aspectos, as bases de todas as formações sociais do Oriente Próximo antigo, em particular da Ásia central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário