quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"O Ábaco dos Sumérios"

O ábaco dos sumérios
O primeiro ábaco consistia numa representação desenhada no chão, de vários sulcos paralelos nos quais eram colocadas pequenas pedras de acordo com a contagem efectuada pelo utilizador. Ainda na antiguidade, foi criado um utensílio constituído por uma moldura com bastões paralelos, dispostos no sentido vertical, que correspondem a uma posição digital como as unidades, dezenas, etc. Nesses bastões estão colocadas, de forma a poderem deslizar-se, pequenas pedras ou contas que são os elementos de contagem. Acredita-se que é originário da Mesopotâmia tendo mais de 5000 anos de existência e representa uma extensão do acto natural de se contar nos dedos. É ainda hoje utilizado, como um brinquedo pedagógico, pelas crianças.
Escavações arqueológicas revelaram a existência de ábacos Aztecas cerca de 900-1.000 d.C., em que as contas eram construídas com grãos de milho.
O ábaco chinês, do qual existe notícia de existência no século VIII a.C., era construído em madeira. Já os romanos, possuíam um ábaco de pequenas esferas de mármore que deslizavam em sulcos numa placa de bronze. Alguns termos da matemática derivaram do latim, como por exemplo a palavra cálculo, que foi formada a partir dos termos “Calx” que significa mármore, e de “Calculus” que era o nome dado a cada uma das esferas utilizadas no ábaco dos romanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário