quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"Um pouco mais sobre os Sumérios"


Entre 3500 e 3100 a.C.  a região central e sul da Mesopotâmia viu um desenvolvimento semelhante ao da cidade de Susa. Nesta região estabeleceram-se os Sumérios, que 
fundaram diversas centros urbanos, como Ur, Uruk, Nipur, Sipar e Larsa. Por sua vez, Susa foi perdendo a sua importância.
.Os Sumérios possuíam uma civilização avançada, com uma organização social e económica complexa, estruturas políticas e religiosas, e complexo sistema de rega, direccionando a água dos rios para as terras. Uma vez que os recursos naturais eram escassos as trocas comerciais com os povos vizinhos eram importantes, havendo igualmente a necessidade de controlo administrativo.
Os objectos de argila de Uruk provêm, essencialmente, de templos e palácios, ou seja locais relacionados com as questões administrativas.
 
Objectos simples de argila de UrukObjectos complexos de argila de Uruk
Existem uma série de tábuas «escolares» de cerca de 2500 a.C., documentos escritos que não se limitam a ser registos administrativos, mas sim que contêm, por exemplo, alguns exercícios matemáticos. Conhecem-se, actualmente, cerca de 30 tábuas contendo registos matemáticos, de cidades do 3.º milénio a.C. - Shuruppak, Adab e Ebla. Algumas das tábuas de Shuruppak contêm apenas um exercício matemático, fornecendo o seu resultado numérico (, 2000).

Nenhum comentário:

Postar um comentário