quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"Os primeiros povos,vida social e economica"


Os primeiros povos a se estabelecer na Mesopotâmia chegaram a essa região entre os anos de 4000 a.C. até mais ou menos 1900 a.C.Provavelmente,um desses primeiros povos foram os Sumérios,esse povo prosperou as margens do rios Tigre e Eufrates, desenvolveram uma agricultura irrigada e acumularam muitas riquezas,construíram cidades,diques,templos e outras construções.Os Sumérios possuíam cidades independentes umas das outras,que inclusive,entravam em conflito diversas vezes umas contra as outras o que enfraquecia o Império.Suas principais cidades eram:Uruk,Kish,Ur,Lagash, e Eridu.

Mapa da Suméria e suas principais cidades



A economia Suméria estava baseada principalmente na agricultura,o que levou os Sumérios a desenvolver diversas tecnologias para ajuda-los a produzir mais alimentos.Entre essas tecnologias estão os diques as barragens e um engenhoso sistema de canais,que ajudava na irrigação dos campos.Além de plantarem,os Sumérios tambem criavam diversos animais como bois,carneiros,burros patos e outros.Além disso também tinham uma atividade pesqueira intensa.
Mesmo sendo independentes umas das outras, as cidades Sumérias tinham muita coisa em comum,como por exemplo a organização social da vida.Cada cidade possuía um palácio onde moravam o rei e sua família,esse rei tinha poder sobre as terras,além disso o rei era considerado também  um intermediário entre os homens e os Deuses.Logo após o rei vinham os sacerdotes,que admistravam os templos e tinham muitas terras.Esses eram os dois principais poderes governantes da civilização Suméria,no entanto,exisitiam ainda outras classes como a aristocracia os camponeses e os escravos.Veja abaixo a divisão da sociedade Suméria.

PATESI(REI):Representava uma divindade,e era o chefe político e religioso da cidade.


Rei Sumério






CLERO:Eram os responsáveis pelos templos e suas propriedades,detinham um grande poder,tanto de terras quanto de influência.


Os sacerdotes exerciam grande influência na vida das pessoas






ARISTOCRACIA:Eram os nobres,tinham grandes propriedades,e exerciam o domínio sobre muitas pessoas.


Os nobres cuidavam dos interesses do estado,sempre o apoiando.



CLASSE DOS TRABALHADORES: Era a classe dos fazendeiros,barqueiros,criadores de gado,artesãos,comerciantes etc. Constituíam a maior parte da população das cidades.


Estandarte de Ur,mostrando o cotidiano dos moradores da cidade.






ESCRAVOS:Mesmo existindo em uma quantidade pequena se comparada ao tamanho da população,estavam presentes na vida das pessoas da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário